terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Lasanha à Bolonhesa

A Lasanha à Bolonhesa é um prato típico da gastronomia da Emília Romagna, talmente conhecido que se tornou um símbolo da cozinha italiana no mundo. Esta é a minha receita preferida, que fiz este domingo e  que vos apresento com as imagens de todas as passagens.




Ingredientes  para 6 pessoas:

1. Para a massa
  • 500 gr. de farinha de grão duro
  • 5 ovos e uma  gema
  • 1 pitada de sal
2. Ragù de carne (ver receita:Ingredientes ragù)

3. Para a bechamel:
  • 80 gr. de manteiga
  • 80 gr. de farinha
  • 1lt de leite
  • Sal e noz-moscada (q.b.)
4. 200 gr. de parmesão.

Preparação:


Comece por preparar o ragú  (como indicado na receita: Receita ragù ) e a bechamela. Convém preparar o ragù no dia anterior porque o tempo de cozedura é muito longo. 

 




Para preparar a  bechamela derreter a manteiga em lume brando, adicione a farinha, mexa bem até obter uma consistência cremosa. Junte então o leite morno e dissolva o roux mexendo o preparado com uma vara de arames. Deixe cozer até que comece a engrossar. Tempere com sal e noz-moscada. Para a lasanha convém usar uma bechamel não muito densa.














Contrariamente ao tempo de preparação do ragù, que é muito longo a massa é muito rápida de preparar. Disponha a farinha  num monte, abra uma cavidade no meio onde inserirá os 5 ovos inteiros mais uma gema e uma pitada de sal. Não é necessário juntar água. Comece a incorporar os ovos na farinha até que toda a farinha tenha sido  usada. Verá que obterá imediatamente uma massa lisa e elástica. Amasse alguns minutos, cubra-a com película alimentar ou um pano e deixe-a descansar pelo menos meia hora. 




Entretanto coloque uma panela com água, temperada com sal, a ferver.
Sucessivamente com o rolo da massa estenda  a massa formando retângulos de 1 mm de espessor que depois cortará às tiras de mais ou menos 10x15 cm.



Coza as folhas da lasanha na água a ferver salgada uma  ou duas de cada vez por 20 ou 30 segundos. Escoe-as e coloque-as numa tijela com água fria para que não se colem umas às outras e arrefeçam. Retire imediatamente  e enxugue as folhas da lasanha num pano. 

Pode então começar a preparar a lasanha.

Num pirex ou numa telha retangular untada com manteiga, disponha um primeiro estrato de  ragù e  por cima algumas colheradas de bechamela. Por cima apoie as tiras de massa e sucessivamente coloque a bechamela, depois o  ragu e uma colherada de parmesão ralado. Forme quatro estratos de massa e molho. No último estrato de massa  coloque o ragù misturado com a bechamela e para terminar cubra tudo com parmesão ralado de forma a formar uma linda crosta dourada. Leve ao forno durante 30  minutos ou até que a superfície se apresente bem tostada. Que delicia!!


7 comentários:

  1. é sem dúvida um belíssimo prato. Totalmente feito em casa tem outro sabor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá um bocadinho de trabalho, mas vale a pena. A lasanha feita com a massa seca não é a mesma coisa. A vantagem da lasanha que se pode fazer em maior quantidade e congelar já pronta para ser levada ao forno. Assim quando chegam amigos sem avisar é só tirar do congelador e pôr no forno.

      Eliminar
  2. Adorei o teu blog e adoro a cozinha italiana, é fantástica! Vou passar por cá mais vezes ^^
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. e realmente nao se compara a lasanha comprada no supermercado....
    e uma delicia!

    ResponderEliminar