quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pão de rosmaninho

O pão de rosmaninho é um pãozinho macio e doce com passas e rosmaninho. Preparava-se em Florença já na Idade Média e segundo a tradição italiana come-se na Quinta-feira Santa, mas são óptimos em qualquer momento.


Ingredientes:

  • 500 gr de farinha manitoba ou farinha 00  (com a farinha manitoba a massa fica  mais leve e fofa)
  • 30 gr. de fermento de padeiro fresco
  • 100 gr. de açúcar
  • 150 gr. de passas
  • Dois ramos de rosmaninho
  • Sale, azeite

Dissolver o fermento em pouca água e misturá-lo com a farinha. Juntar água morna suficiente para fazer uma massa consistente. Enfarinhar ligeiramente, colocar numa tigela e deixar levedar coberto com um pano num lugar com uma temperatura amena durante uma hora. Entretanto aquecer quatro colheres de azeite com o rosmaninho fresco e as passas previamente demolhadas. Retirar do lume e deixar arrefecer.  Passado o tempo previsto para a fermentaçao amassar bem a massa. Eliminar o ramo de rosmaninho e unir à massa o azeite e as passas juntamente com o açúcar, uma pitada de sal e algumas folhas de rosmaninho fresco tritado. Amassar de novo e formar pãezinhos que deverão levedar outra vez , cobertos, durante outra hora.
Praticar em cada pãozinho quatro cortes e pincelar  com azeite. Cozer em forno bem quente durante 40 minutos ou quando a superfície se tornar dourada e estaladiça

5 comentários:

  1. Será que dá para adaptar a receita para a MFP?
    *

    ResponderEliminar
  2. onde poderei adquirir a farinha manitoba??

    ResponderEliminar
  3. Eu nunca fiz na máquina de fazer pão, mas penso que o resultado seja o mesmo. Pode ser utilizada para a primeira fase de fermentação e depois manualmente fazerem-se os pãezinhos e deixá-los fermentar e cozer no forno normal. Penso que se possa mesmo fazer um só pão e nesse caso poder-se-ia usar em todas as fases a máquina. Se experimentar diga-nos como resultou!!

    ResponderEliminar
  4. A farinha manitoba ou farinha americana é uma farinha com um elevado teor proteico, ideal para doces. Neste caso pode, se não encontrar esta farinha, usar farinha de trigo normal. O resultado será bom na mesma.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia! Por gentileza,sou de São Paulo, gostaria de saber onde encontrar aqui no Brasil a farinha de manitoba e farinha 00. Tenho um italiano em casa que adora estas farinhas para cozinhar. Obrigada. Ana email analulove2008@hotmail.com

    ResponderEliminar