sábado, 5 de março de 2011

Gnocchi com vieiras, gambas e abobrinhas

Como é fim de semana e temos todos mais tempo, proponho-vos um prato um bocadinho mais elaborado. Os Gnocchi  são um tipo de preparação tipicamente italiana, feita  com batata e farinha à qual se pode  associar múltiplos ingredientes como verdura, queijo, peixe ou carne.  São verdadeiramente versáteis. Demoram um bocadinho a fazer mas podem-se congelar, o que nos permite prepará-los com muita antecedência.




Ingredientes para 4 pessoas:

Para os gnocchi:

  • 1 Kg d e batatas amarelas que sejam farinhosas
  • 300 gr de farina,
  • sal  q.b.

Para o condimento:

  • 500 gr. de gambas cruas
  • 12 vieiras
  • 2 abobrinhas
  • 3 colheres de azeite
  • Sal e pimenta (q.b)
  • 1 folha de louro


Lave as batatas e coza-as com a casca em água fria. Depois de cozidas descasque-as e passe-as pelo passador ainda quentes. Tempere com sal e junte a farinha a pouco e pouco. Amasse bem  de modo a que não se encontrem grumos ou resíduos de farinha.  Se o composto ficar muito mole junte 1 ovo e volte a amasssar. Divida a massa e forme rolinhos não muito grandes e corte os gnocchi  com cerca de 1 cm.





Prepare então o condimento. Descasque os camarões, deixando de parte um inteiro para cada prato a servir. As cascas e as cabeças ponha-as a ferver com uma folha de louro e uma ponta de piripiri em pouca água. Às vieiras tire-lhes o coral e ponha-o numa  frigideira com o azeite e um dente de alho. A parte carnosa das vieiras passe numa  frigideira antiaderente previamente aquecida sem juntar nenhum tipo de gordura até que esteja alourada dos dois lados (não coza muito as vieiras porque senão ficam  gomosas).
    Junte os camarões descascados cortados aos pedaços e as aboborinhas cortadas aos quadradinhos muito pequeninos e deixe alourar.  Junte 2 ou 3 colheres de sopa da água do camarão  que entretanto se reduziu e deixe cozer até que as aboborinhas comecem a amolecer, tempere com sal. Entretanto ponha a água a ferver com sal, quando a água estiver a ferver deite os gnocchi. Quando vierem à superfície significa que estão cozidos e com uma espumadeira retire-os da água e junte-os imediatamente ao condimento. Misture bem os gnocchi com o condimento sem usar colher de pau ou outro instrumento que os possa esmagar. Melhor agitar com cuidado a frigideira ou a panela de modo a que os gnocchi absorvam o condimento. Sirva imediatamente com uma pitada de pimenta mista (preta e vermelha) moída no momento. Decore cada um dos pratos com uma gamba grande e com o miolo das vieiras.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário