Esta massa é óptima Na Sicília é habitual fazer esta receita con bacon, há outras versões com speck ou presunto. Esta que lhe sugiro é com a mortadela, mais delicada e um bocadinho menos calórica.
Ingredientes para 4 pessoas:
- 400gr. de penne ou outra massa curta
- 1 cebola pequena
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 fatia de mortadela (150 gramas) alta de maneira que possa cortar aos cubinhos
- 100 gr. de pistachos não salgados ( o ideal seria que não fossem torrados mas frescos porque conservam na integra o óleo essencial e concedem à pasta uma curiosa tonalidade verde. Em Itália usamos os de Bronte, famosos pelo seu sabor e qualidade)
- meio copo de leite
- sal e pimenta (q.b).
Comece por alourar a cebola tritada muito fina no azeite até que se torne transparente. Mantenha o lume muito baixinho para não queimar. Tenha paciência....., se aloura muito depressa queima e ficará com um péssimo gosto.
Quando a cebola estiver quase desfeita junte-lhe a mortadela cortada aos cubinhos pequeninos.
Deixe alourar. Introduza finalmente os pistachos tritados finemente e o leite e misture. Entretanto deite a massa na água a ferver com sal. Coza a massa ‘al dente’, (máximo 7-8 minutos) e misture com o resto dos ingredientes quando ainda não estiver perfeitamente cozida. Misture bem e junte ( um pequeno truque........) duas colheres de sopa de água fria. Deste modo a massa continuará a misturar-se ao molho sem continuar a cozer , e deixará no molho o amido necessário para que a massa fique cremosa. Junte o sal e a pimenta moida no momento e sirva muito quente, e bom apetite.
Sem comentários:
Enviar um comentário