Ingredientes:
- 1 rolo de massa folhada
- 350 gr. de morangos
- 4 ovos
- 100 gr. de açúcar
- 4 dl de leite
- 40 gr de farinha
- 1 casca de limão
- 1 vagem de baunilha
- 150 gr. de natas
- 1 colher de açúcar
Preparação:
Esta tarte pode ser feita numa forma de tarte grande ou em pequenas formas para formar doses individuais. Eu fiz em formas pequenas, porque contendo um creme muito fofo, torna-se dificil de cortar às fatias. Por este motivo sugiro que se façam pequenas tartes ou se presente como um mil folhas.
A primeira fase da receita é cozer a massa folhada. Forre uma forma ou diversas forminhas com a massa folhada e no seu interior coloque legumes secos (feijão ou grão) dispostos de forma uniforme, de modo que a massa não inche no meio. Quando estiver lourinha retire-a imediatamente do forno e elimine os legumes secos.
Preparamos então o creme: Separe as gemas das claras e coloque-as numa tigela. Aqueça o leite numa caçarola e una a casca de limão e as sementes da baunilha. À parte junte o açúcar às gemas e mexa bem até obter uma espuma, una depois a farinha e misture bem com uma varinha. Se o composto for muito denso junte 2 colheres de leite de modo a incorporar bem a farinha. Filtre o leite que entretanto aqueceu de modo a eliminar a casa de limão e as sementes de baunilha e junte-o ao composto previamente preparado. Misture bem até obter um composto homogéneo, leve então novamente ao lume, com a chama muito baixa e continue a mexer sem parar até que o creme se adense. Retire do lume, coloque o creme numa tigela a arrefecer e cubra com película para que não seque. Entretanto bata as natas com duas gotas de limão e uma colher de açúcar. Quando o creme pasteleiro estiver frio junte com muita delicadeza as natas batidas. Obterá um creme muito fofo e leve.
Agora, toca a montar o doce. Insira o creme na tarte de massa folhada e por cima coloque os morangos previamente lavados e bem sequinhos. Se quiser pode decorar com açúcar em pó. Se quiser pode decorar com açúcar em pó. Coloque no frigorifico (geladeira) e retire só no momento de servir.
Sem comentários:
Enviar um comentário