Esta é uma tarte deliciosa, em que o gosto do doce de limão se liga perfeitamente com a leveza das claras cozidas.
Ingredientes para 12 pessoas:
- 600 gr. de limões
- 250gr. de açúcar
- 500 gr. de massa folhada
- 5 claras
- 2 maçãs Golden
- 50 gr. de amêndoas às lamelas
- 20 gr. de manteiga
- 3 dl de leite
- Açúcar em pó (q.b.)
Preparação:
Comece por preparar o doce de limão. Lave muito bem os limões e corte-os às fatias muito finas com a casca e leve-os ao lume com pouca água. Deixe ferver e depois escorra-os e volte a colocá-los na panela com nova água, repetindo o procedimento precedente. Esta operação servirá para retirar o gosto amargo da parte branca do limão. Volte então a juntar água e 200gr. de açúcar e deixe cozer até que os limões comecem a caramelizar (aproximadamente 20 minutos).
Entretanto bata as claras em castelo com uma pitada de sal, incorporando 50 gr. de açúcar até obter um composto brilhante e macio. Leve ao lume uma panela com 3dl de leite misturado com 1dl de água e coza às colheradas as claras batidas, girando as ‘nuvens’ para que cozam de forma uniforme. Deixe-as arrefecer escoando bem do líquido onde cozeram.
Prepare então as maçãs: Numa frigideira ponha a derreter a manteiga e uma colher de açúcar e junte as maçãs aos quadradinhos até que comecem a amolecer. Retire do lume e deixe arrefecer.
Pode então compor a tarte. Estenda a massa folhada de modo a formar dois discos (pode usar a massa folhada já pronta para tartes) com mais ou menos 3 mm e forre uma forma de tarde. Coloque no fundo o doce de limão, previamente preparado, por cima disponha as maçãs e complete o recheio da tarte com as ‘nuvens’ de claras. Em cima das claras coloque as lamelas de amêndoas e tape a tarte com o outro disco de massa folhada cortada de modo a que forme uma rede (existem utensílios para tal, mas basta com uma faca incidir pequenos cortes na massa folhada). Leve a forno aquecido a 160° durante 25 minutos ( até que a superfície esteja levemente dourada).
Sem comentários:
Enviar um comentário