- 350 gr. de farinha manitoba
- 150 gr. de farinha 00
- 200 gr de água morna
- 30gr de fermento de cerveja fresco
- 50 gr de leite
- 50 gr de vinho branco seco
- 1 colher de sopa de sal
- 1 colher de sopa de açúcar
- azeite extra-virgem (q.b)
Preparação:
Dissolva em água morna o açúcar e o fermento e espere que na superfície se forme uma leve espuma (significa que os fermentos se activaram), junte então o vinho e o leite. Num segundo momento forme um montinho com a farinha, faça um buraco no meio e amasse com os ingredientes liquidos. Quando a massa estiver homogénea, untar uma panela de aço e colocar a bola de massa a levedar uma hora no seu interior cobrindo com uma película furada para que possam sair os gases da fermentação. Após uma hora numa placa de ir ao forno deite abundante azeite estendendo-o em toda a superfície. Apoie a massa em cima da placa e estende-a de modo a dar a forma da placa. Cubra de novo e deixe levedar mais 45 minutos.
Entretanto aqueça o forno a 220°, deite em cima da schiacciata sal grosso e leve ao forno pelo menos 25 minutos. Assim que estiver morna unte-a novamente com azeite e sirva-a, sozinha ou acompanhada com mortadela, presunto, fiambre ou queijo. Uma maravilha!!
por favor podem-me dizer o que é farinha manitoba.Eu vivo em Portugal e nunca ouvi falar nessa farinha.Obrigada
ResponderEliminarAna Paula
Farinha manitoba é uma farinha de trigo com alto teor de glúten, produzida na província de Manitoba no Canadá e muito empregada na panificação italiana.
ResponderEliminaré possivel encontrar uma farinha de trigo com alto teor de glúten no Brasil???
ResponderEliminarÈ possível fazer sem essa farinha de manitoba?
ResponderEliminarÈ possível fazer sem essa farinha de manitoba?
ResponderEliminar